Buscar
  • Marcely Souza

Série: Planejando Eventos Online - Parte 6



Hoje falaremos sobre Mensurar os Resultados do Evento Online. Esta é uma série que vai te ajudar no passo a passo para planejar um evento online. Se você perdeu os artigos anteriores você pode ler aqui.


Neste artigo você encontrará informações de:


-Por que é tão importante mensurar os resultados?

-Quais ferramentas usar para mensurar os resultados?

-Outras formas de mensuração


Por que é tão importante mensurar os resultados?


Somente quando fazemos esta mensuração é que conseguimos entender melhor os resultados do evento. Afinal, nenhum evento é realizado apenas por realizar, ele sempre terá objetivos para serem alcançados, por isso a importância de cruzar os objetivos e metas para nessa fase mensurar se as ações foram ou não positivas e o que melhorar na próxima edição.



Quais ferramentas usar para mensurar os resultados?


Existem diversas ferramentas que podem ser usadas nesta etapa, como ROI, KPIs NPS e OKRs, a escolha dela vai depender do objetivos e metas traçados. Para ajudar a entender melhor como cada uma pode ser usada iremos falar sobre estas 4 ferramentas e trazer alguns exemplos de como aplica-las.



1. ROI - Retorno sobre o Investimento


O ROI é a ferramenta que quantifica o resultado, nela é possível entender quanto foi investido e quanto se obteve de resultado, seja em reais ou porcentagem.


Exemplo:


ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial

Por exemplo, se o ganho obtido foi de 500.00 reais e o investimento inicial foi de 100 reais, então: (500 – 100) / 100 = 4%

Isso significa que o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial. Para estabelecer a ROI em forma de porcentagem, multiplica-se o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, o retorno sobre investimento foi, então, de 400%.


2. KPIs (Key Performance Indicator)


Estão focados em como a organização é sendo realizada, medindo seu desempenho e se estão conseguindo cumprir para então atingir os objetivos determinados), formas de medir:

  • Taxa de Conversão: Total de Vendas ÷ Total de Visitas ao site

  • Tíquete-Médio: Total de Receita ÷ Total de Vendas

  • Índice de engajamento: Total de visitantes que interagiram com a página ÷ Total de visitantes

  • Índice de influência social: Total de posts “curtidos” ou “retuitados” ÷ Total de posts publicados


3. NPS (Satisfação do cliente)


O NPS é classificado através de uma pergunta simples: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nosso evento para um amigo?” A fórmula é simples:

Net Promoter Score = % PROMOTORES – % DETRATORES = %NPS.

Com base nas notas de 0 a 10, os clientes serão classificados em 03 formas:

  • Notas de 0 a 06 – Detratores – São as pessoas que criticam o evento e jamais voltariam a participar, exceto em situações extremas.

  • Notas de 07 e 08 – Neutros – São aqueles participantes que participaria que não são leais ao evento.

  • Notas de 09 a 10 – Promotores – São todas as pessoas que passaram a ter uma vida melhor depois do evento , são leais e oferecem feedbacks positivos e entusiasmados para os amigos.

Feito esta primeira parte é preciso identificar em qual zona de classificação o cliente está. Está identificação será de acordo com as notas obtidas para então classificar o evento em 4 Zonas que exemplificam o quão bem o evento está em relação a satisfação de clientes. As zonas são:

  • Zona de Excelência – NPS entre 76 e 100

  • Zona de Qualidade – NPS entre 51 e 75

  • Zona de Aperfeiçoamento – NPS entre 1 e 50

  • Zona Crítica – NPS entre -100 e 0


4. OKRs (Objectives and Key Results)


O OKR é um processo simples, de verificar o objetivo e resultado, desta forma é possível criar alinhamento com o time para que todos andem na mesma direção, com prioridades claras, em um ritmo constante.


Exemplo:

Objetivo: Criar uma Experiência Incrível para o participante

Key Results:

  • Melhorar o NPS de 50 para 60.

  • Aumentar a taxa de recompra de 100 para 150.

  • Manter o Custo de Aquisição do Cliente abaixo de 250,00 reais. (CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos)


Outras formas de mensuração



  • Pode ser mensurado através dos resultados como: quantidade de check-in x inscritos, participação nas enquetes e chat, número de comentários, pesquisa pós evento, etc.

  • Comentários no chat, pedidos de informações, discussões, número de clicks no CTA buttons (ação proposta aos participantes durante o evento)

  • Monitorar o afeto da pessoa com o evento para entender qual a opinião/perspectiva registrado no chat, redes sociais. Dica: Crie uma hasgtag do evento para monitorar

  • Probabilidade da pessoa retornar para uma segunda edição ou de trazer amigos e familiares para o evento, novos leads, número de envolvimento dos participantes com as marcas / patrocinadores /parceiros do evento (até para entender qual teve maior ativação e relevância para os participantes)


Mensurar os resultados só ajudará nas estratégias da sua empresa, mas para que o resultado positivo aconteça reforço que é preciso definir as etapas anteriores que abordamos nesta série, isso ajudará você ter maior clareza do seu evento online.

Chegamos ao fim da série: Planejando Eventos Online, mas te convido a seguir nosso Linkedin e Instagram para receber muito mais conteúdos que te ajudará a criar eventos memoráveis! Sejam presenciais ou online.

Atendemos todo o Brasil!
CNPJ: 30.682.847/0001-64
©2018 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.