Buscar
  • Marcely Souza

Série: Planejando Eventos Online - Parte 5




Neste artigo falaremos sobre Roteiro para Eventos Online. Esta é uma série que vai te ajudar no passo a passo para organizar um evento online. Se você perdeu os artigos anteriores você pode ler aqui.


Neste artigo você encontrará informações de:


-O que é um roteiro?

-Diferenças entre Roteiro e o Roteiro técnico

-Como fazer a estrutura do roteiro?


A proposta é dar um direcionamento na hora de roteirizar seu evento, existem técnicas que você pode aplicar na hora de roteirizar seu evento e iremos trazer a luz algumas formas.


O que é um roteiro?


O roteiro é documento onde é elaborado o texto com as narrativas. Nele é preciso pensar em cada etapa do evento do inicio ao fim para poder alinhar os pensamentos e ideias para não deixar que os pontos relevantes se percam.


Este documento precisa estar pronto antes mesmo do evento acontecer, pois ele será o guia da produção para poder contratar e orientar os fornecedores, ele também será usado na hora de fazer a direção de palco do evento, por isso é importante que ele seja apresentado para todas as pessoas chaves (mestre de cerimônia, diretor de palco, técnicos, produção, etc.) para que todos estejam alinhados com cada etapa e saiba sua atuação.


Diferenças entre Roteiro e o Roteiro técnico


O roteiro é o documento narrativo, já o roteiro técnico é as indicações quanto ao posicionamento das câmeras, iluminação, efeitos audiovisuais, ações que acontecerão nos bastidores do evento, nele deve constar o tempo de cada ação dentro do roteiro e o movimento que deverá ser feito, ou seja, o tempo quer dizer em qual fala do roteiro e o movimento é qual ação será executada. Os técnicos que estarão operando os equipamentos e o diretor de palco devem estar alinhados com todo o roteiro técnico.





Como fazer a estrutura do roteiro?


O primeiro ponto a se levar em consideração é que o roteiro precisa traduzir a essência da marca no evento, para isso é preciso trabalhar alguns pontos:


  • Conhecer a história da empresa, seus valores e suas crenças

  • Buscar repertórios para aflorar a criatividade

  • Histórias são narrativas envolventes, por isso faça uso do Storytelling


O segundo ponto é ser o mais detalhista possível com cada ação que precisa ser executada, a dica aqui é fazer uma reunião de alinhamento com os fornecedores para que todos os itens planejados estejam presentes nas ações a serem executadas, e assim todo o time que irá operacionalizar o evento esteja ciente com das ações.


Exemplo:

  • A primeira coluna é a sequência do documento.

  • A segunda coluna é a ação a ser executada e por qual pessoa.

  • A terceira coluna é o tempo, aqui você pode colocar a duração total ou o tempo exato em que a ação deve ser executada.

  • A quarta coluna é o movimento que será feito, do olhar técnico a ser executado.

  • A quinta coluna será a localização ou destino final do material bruto daquela sequência.

No roteiro utilize fonte padrão Courier News tamanho 12 e o espaçamento é simples, para uma maior legibilidade.


A vantagem de elaborar este documento é que você terá de forma clara as informações pertinentes ao evento considerando cada ação a ser executada detalhadamente, isso trará maior visibilidade e clareza para a equipe que estará trabalhando no seu evento.

Para finalizar, revise o documento para minimizar possíveis erros, coloque um cabeçalho com o nome do evento, data, local e duração total do evento, além do nome do responsável pela direção com os contatos como e-mail e telefone.


No próximo artigo falaremos sobre Mensurar os Resultados do Evento Online. Quer entregar eventos memoráveis? Siga-nos no Linkedin e Instagram e descubra o quão transformador seus eventos podem ser, sejam presenciais ou online.

Atendemos todo o Brasil!
CNPJ: 30.682.847/0001-64
©2018 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.