Buscar
  • Marcely Souza

Série: Planejando Eventos Online - Parte 4



Hoje iremos falar sobre Plataformas para Eventos Online. Esta é uma série que vai te ajudar no passo a passo para organizar um evento online. Se você perdeu os artigos anteriores você pode ler aqui.


Neste artigo você encontrará informações de:

-Como encontrar a Plataforma para o Evento Online?

-Dica de eBook


Este artigo não iremos dizer qual a plataforma correta que você deve ou não usar mas sim lhe dar uma maior clareza do que você precisa pensar na hora de escolher a melhor plataforma.


Como encontrar a Plataforma para o Evento Online?



Existem inúmeras plataformas, mas antes de ir contratar uma você precisa pensar, qual o propósito do evento (sim, porque se o propósito for criar Networking talvez o conteúdo não seja o atrativo que os participantes do seu evento se engajaram para estar presentes, por isso é importante saber qual a dor da persona e qual dor seu evento está se propondo a resolver, eles precisam caminhar junto.


Definido esta parte você já terá maior clareza do que seu evento está se propondo a entregar, daí é hora de pensar na estrutura para compor o ambiente online. Feito isso, você precisa saber do lado do organizador quantas pessoas você irá precisar dispor para operar a plataforma, entender suas funcionalidades, e se precisará de ajuda de um técnico de TI ou não.


O evento online pode custar de R$0,00 reais para o organizador até sem limite de valor, pois tudo vai depender do que você precisa que tenha no seu evento.


Lembra que anteriormente definimos também as metas do evento? Nesta fase você irá precisar definir de que forma você irá medir a meta, ou seja, você precisa ter um check-in no evento, terá patrocinadores e apoiadores? Quais dados você precisará entregar para ele?


Outro ponto na hora de pensar na plataforma é entender qual o budget que seu evento irá ter, existem plataforma gratuitas e pagas ou ainda você pode pedir para um dev (desenvolvedor de software) para desenvolver a plataforma.


Se optar por está opção ela lhe entregará vantagens e desvantagens, como iremos ver abaixo:


Vantagem:


  • poderá customizar de acordo com suas necessidades

  • terá maior liberdade para criar um ambiente virtual que seja propício ao evento

  • dependendo do formato e do tipo de funcionalidades o projeto pode sair mais enxuto do que plataformas que já existem prontas no mercado


Desvantagens:


  • será preciso desenhar todo o projeto e pensar em cada funcionalidade de forma macro e micro

  • precisará também ter um olhar detalhado para que funções básicas sejam desenhadas conforme o esperado.


Quando estiver trabalhando com um dev você precisa ter em mente que não basta apenas pedir um funcionalidade, você precisará se atentar aos detalhes e ser mais específico quanto a sua solicitação. Imagina que você vai a padaria e pede um pão. Ok, mas qual pão? Existem diversas opções: pão francês, pão italiano, pão australiano, pão doce, pão de leite, etc. Talvez o atendente vai te perguntar qual tipo de pão você gostaria, ou não, simplesmente irá te entregar um pão francês, mas não era o que você tinha em mente, você queria um pão de creme, agora vamos a um exemplo prático dentro do ambiente virtual.


Você quer que dentro da plataforma tenha um chat, este chat ficará em qual parte da plataforma? Na página inicial? Dentro da plenária? Terá a opção de aparecer o nome do participante? Será possível responder diretamente para esta pessoa? Será necessário marcar o horário que a mensagem foi enviada? No chat irá precisar ter uma barra de rolagem para que os participantes tenham acesso a mensagens anteriores? Será preciso exportar esta conversa?


Este é apenas um exemplo do que você precisará determinar para solicitar a este profissional que estará desenvolvendo a sua plataforma. Consegue compreender a magnitude dos detalhes?


Dica de eBook


Quero trazer um dica para você, caro leitor, a Patricia Menegoto e eu escrevemos um eBook: Estrutura e Plataformas para Eventos Online, está disponível para download aqui.


Nele você encontrará mais informações sobre a estrutura e algumas plataformas disponíveis no mercado, porém quero deixar um alerta, não estou dizendo que elas são as melhores ou que somente elas são as ideias, cada uma tem um tipo de funcionalidade e entrega, por isso a escolha vai depender muito do que seu evento necessita. Existem muitas outras plataformas no mercado, não teríamos como colocar todas no eBook pois a cada dia uma nova plataforma surge para atender a demanda. Mas já será um norte para você ter uma visão e compreender o que cada uma entrega para alinhar com os objetivos do evento.


No próximo artigo falaremos sobre roteiro para um evento online. Quer entregar eventos memoráveis? Siga-nos no Linkedin e Instagram e descubra o quão transformador seus eventos podem ser, sejam presenciais ou online.


Atendemos todo o Brasil!
CNPJ: 30.682.847/0001-64
©2018 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.