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  • Marcely Souza

Metamorfose dos eventos

Atualizado: Jun 16




Estamos há 77 dias de isolamento social, os eventos ainda não tem data para retornar, embora o governo de São Paulo tenha anunciado um calendário de retomada muitas empresas não têm visto uma efetiva garantia que poderão retornar com seus eventos presenciais.


Estamos vivendo um mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), adaptar os eventos presenciais para online parece ser a solução. Todos estão indo para as redes sociais com lives e webinars, no início até o tráfego das redes ficaram congestionados, mas como destacar seu evento online e ainda manter o público engajado?


Neste artigo você encontrará informações de:


-Como engajar os participantes?

-Formas de monetizar seu evento online.

-Dicas e sugestões para você aplicar no seu evento online.


No online tudo é diferente, é preciso pensar na estrutura, na jornada, no roteiro e também em formas de engajar os participantes já que eles se comportam de maneira diferente de um evento presencial.


Como engajar os participantes?


A experiência é o que mais contava e ainda conta, mas antes os organizadores e produtores seguia procurando locais não convencionais e recrutando palestrantes, celebridades e influenciadores na tentativa de destacar seus eventos.


Uma crescente agora é olhar com mais cuidado para as comunidades, o fato de termos que nos isolar socialmente ressaltou muito mais a necessidade do ser humano de viver em comunidade e isso não é uma tendência nova, lá atrás muitas outras pessoas já estavam engajadas em construir comunidades fortes, mesmo que não tinha este nome, e ela tende a ficar, cada vez mais será necessário criar comunidade para fortalecer a marca e envolver as pessoas, por isso é preciso pensar em estender além da duração do evento o contato com esta rede.


O conteúdo, a apresentação e a desenvoltura do mestre de cerimônia no ambiente online também fará toda a diferença. Como dizia o arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe Menos é mais, em eventos online não é diferente, o conteúdo precisa ser claro e direto, sem rodeios para não perder a atenção das pessoas. (lembra que elas estão no conforto do seu lar e podem acabar se distraindo com um e-mail, mensagem instantânea entre tantas outras coisas.


Outro ponto é que o áudio chegue de forma limpa e clara para os participantes além de pensar no ambiente que o seu palestrante irá estar, como iluminação, uma boa câmera e um bom microfone. Oriente seu palestrante buscar um lugar tranquilo em sua casa para participar do evento e até avisar seus familiares que naquele momento ele estará em um evento, isso ajuda na organização da rotina da casa e da fluidez do evento.


A comunicação em todos os aspectos é super importante, mas cuidado para não frustrar o seu participante, por isso alinhe as expectativa do seu participante com seu evento, o que ele deverá esperar e quais os acordos para que o evento flua de forma que ele se sinta como parte importante do seu evento (que realmente é, pois não há evento sem público), minha sugestão é você mandar um e-mail com todas as informações do evento alguns dias antes e algumas horas do evento para manter o engajamento em alta.


Sugestão: Para enriquecer ainda mais o evento você pode trabalhar com diferentes formatos, como vídeos pré-gravados, transmissões ao vivo, bate-papos ou entrevistas, isso irá ajudará a manter os participantes interessados ​​e engajados.


Dica: Procure fazer transições fáceis e suaves entre as palestras para não interromper o fluxo do evento, como quando o participante precisa voltar à agenda e clicar em um novo link para a próxima palestra.


Personalize a experiência do participante de acordo com a sua preferência, crie agendas personalizadas com as palestras de sua escolha, quando houver sessões paralelas ou se o conteúdo está distribuído em vários dias você pode personalizar a agenda para entregar o conteúdo no qual ele tem mais interesse, este filtro você pode fazer já na inscrição do evento.


Cada detalhe conta, por isso você precisa pensar em cada etapa para tornar a experiência memorável.


Formas de monetizar seu evento online.


Diariamente temos acesso a conteúdos bons com um custo baixo ou até de graça, daí surge outra dúvida, como monetizar os eventos online?


Monetizar nada mais é do que fazer com que qualquer coisa seja convertidos em dinheiro, quando se fala em monetizar surgem muitas dúvidas de como fazer, não existe uma fórmula mágica, você precisa ser criativo e sempre pensar que o que você está entregando seja algo que você mesmo pagaria por aqui, isso irá te ajudar a dar um norte em outras possibilidades.


Sugestão: Ofereça conteúdos sob demanda para o pós evento, com vídeos, podcasts, artigos, infográficos, ilustrações, entre outros. possibilidades.


Outras formas de monetizar

  • Criar banner no ambiente virtual com a marca dos patrocinadores.

  • Incluir a marca ou produto na fala do Mestre de cerimônia de forma sútil.

  • Palestras patrocinadas.

  • Voucher online e cartão presentes dos parceiros para os participantes.

  • Gamificação patrocinada

  • Realidade aumentada no kit dos participantes.

  • Ofereça um app do evento com um canal com o patrocinador

Não há limite para a sua imaginação, estas são apenas algumas dicas de como monetizar os eventos online.


Dica: O que atrai os patrocinadores são os dados que seu evento gera para ele, e não digo apenas a lista de participantes mas há muitos outros dados que você pode explorar e assim gerar mais valor na venda do seu projeto.


Quer entregar eventos memoráveis? Siga-nos no Linkedin e Instagram e descubra o quão transformador seus eventos podem ser, sejam presenciais ou online.


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